6 Tendências Para o Setor de Food Service em 2021

Sem dúvida, o ano de 2020 foi de surpresas e transformações no setor de Food Service. Todas as tendências previstas foram alteradas da noite para o dia e novidades que exigiram flexibilidade e resiliência surgiram o tempo todo.

A pandemia de Covid-19, é claro, foi o principal motor para essas mudanças. Por causa dela, muitas empresas do ramo de alimentação precisaram fechar as portas  pelo menos as físicas, já que o número de estabelecimentos em delivery aumentou.

Com o aumento do desemprego, muitas pessoas também abriram novos negócios. Assim, o setor de Food Service foi contemplado com diversos novos restaurantes, pizzarias e mesmo confeitarias.

Então, considerando 2020….Como será 2021?

Ainda que incidentes possam acontecer, é possível prever como será o próximo ano para esse setor.

Confira, a seguir, tendências para ficar de olho se você atua no mercado de Food Service.

1. Local e original

Houve um tempo em que a tendência era oferecer o que era de fora. No entanto, tudo será diferente em 2021. Voltar às origens e ofertar o que é local estará na moda.

Isso pode significar servir comida regional e tradicional. Mas também pode se refletir de outras maneiras. Confira alguns exemplos.

Comprar de produtores locais

Mesmo produzindo uma receita de origem estrangeira, o dono de restaurante pode optar por comprar carnes, legumes e vegetais de produtores locais.

Essa é uma iniciativa mais sustentável, já que diminui a emissão de gases e o uso embalagens por conta do transporte. E, muitas vezes, isso se reflete no preço, o que impacta o cardápio.

Utilizar peças locais

Servir em pratos feitos por um artista local ou decorar o restaurante com artesanato tradicional dá um ar diferente.

Muitos clientes buscam por um clima mais original. Esse tipo de investimento chama a atenção e pode proporcionar parcerias interessantes.

2. Saúde no Food Service

O ano de 2020 deixou claro: a saúde deve estar em primeiro lugar. Isso tende a se refletir no setor de Food Service. Cada vez mais pessoas vão procurar alimentos que façam bem para o corpo e a mente.

Apostar em fornecedores de alta qualidade, principalmente os de proteína animal faz a diferença no preparo dos pratos do cardápio.

O seu restaurante pode aderir a essa tendência por meio de uma análise do cardápio. Afinal, o que você pode fazer para deixar as receitas um pouco mais saudáveis? Como adicionar nutrientes sem afetar o sabor?

3. Faça você mesmo

Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a cozinhar mais em casa. Isso fez com que o interesse por novas técnicas culinárias crescesse. Por isso, os clientes estarão envolvidos com o “faça você mesmo”. E isso pode ser explorado de várias maneiras por estabelecimentos do setor de Food Service.

Muitos deliveries apostam na ideia enviando ingredientes separados para os clientes. Assim, eles precisam montar os pratos antes de comer.

Outros locais foram além e passaram a oferecer as receitas completas. Nesse caso, o restaurante monta um kit com tudo o que o cliente vai precisar para cozinhar o prato e envia as instruções para o preparo. Dessa forma, o consumidor pode congelar ou fazer na hora, tendo o sabor que tanto gosta em casa.

4. Café da manhã para levar

Por causa da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Assim, não houve mais tanta pressa para a primeira refeição do dia. E, consequentemente, os cardápios de café da manhã começaram a ficar populares.

Mesmo alguns restaurantes que não abriam antes do almoço já adotam essa ideia. É possível vender pães, bolos e sanduíches a qualquer hora do dia, por exemplo. Dessa forma, o cliente tem um café da manhã gostoso e o seu estabelecimento tem uma nova fonte de lucro.

5. Comidas do momento

Assim como as roupas, os alimentos também podem virar tendência. Veja alguns dos alimentos que devem ficar mais populares em 2021.

  • Carne de porco
  • Carne de frango
  • Ovo
  • Peixes em geral
  • Soja
  • Lentilhas
6. Entrega

Os restaurantes delivery continuam com tudo em 2021.

Durante a pandemia, muitos clientes se acostumaram com o conforto e a praticidade de receber a comida em casa. A tendência é que, mesmo depois que os restaurantes reabram de vez, vários continuem a pedir delivery.

Por isso, caso o seu restaurante ainda não tenha aderido, o ideal é começar logo. Montando um bom cardápio e apostando em diferenciais interessantes, sem dúvida você tem uma ótima oportunidade de se destacar.

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